Putin vence eleições presidenciais na Rússia e permanecerá no poder por mais seis anos
Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais na Rússia e permanecerá no poder por mais seis anos, até 2030. A informação foi confirmada neste domingo (17) pelo canal estatal Russia-24.
Os resultados iniciais indicam o atual presidente com 87,86% dos votos, Vladish Davankov com 3,86%, Nikolai Kharitonov com 3,8% e Leonid Slutsky com 2,97%.
O favoritismo do autocrata foi confirmado após três dias de votação que começou na sexta-feira (15) e terminou hoje por volta das 15h (horário de Brasília).
Putin não tinha outros concorrentes com chances reais de vencer. Isso ocorre porque os outros três candidatos, todos deputados, são considerados fantoches — eles votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e já fizeram declarações públicas em apoio ao atual presidente.
As eleições são realizadas em meio a uma repressão implacável que sufocou meios de comunicação independentes e grupos proeminentes de direitos humanos.
O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, morreu em uma prisão do Ártico em fevereiro, e outros críticos do regime estão na prisão ou no exílio.