Chanceler de Israel volta a cobrar de Lula pedido de desculpas por fala sobre Gaza e Holocausto
Nesta terça-feira (20), em seu perfil no X, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, voltou a cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um pedido de desculpas por sua fala comparando a guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
O chanceler israelense chama a comparação feita pelo mandatário brasileiro de “promíscua e delirante”.
Presidente Lula, milhões de judeus em todo o mundo estão à espera do seu pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Hitler? É necessário lembrar ao senhor o que Hitler fez? (…) Que vergonha. Sua comparação é promíscua e delirante. Uma vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros. Ainda não é tarde para aprender História e pedir desculpas. Até lá, continuará sendo persona non grata em Israel! — escreveu Katz.
Crise diplomática
As relações entre os governos do Brasil e de Israel iniciaram um acentuado processo de deterioração no domingo (18), quando Lula — durante entrevista na Etiópia — comparou as ações israelenses em sua guerra contra o grupo terrorista palestino Hamas na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido pela Alemanha nazista.
A fala foi duramente criticada pelo governo de Benjamin Netanyahu e por entidades israelitas.