Lai Ching-te, candidato pró-independência, vence eleição presidencial em Taiwan
O candidato pró-independência Lai Ching-te, do governista Partido Democrático Progressista (PDP), venceu a eleição deste sábado (13) em Taiwan e será o presidente da ilha pelos próximos quatro anos. Ele, considerado “uma ameaça à paz” pela China, obteve 40,2% dos votos.
O PDP está à frente da administração taiwanesa desde 2016, quando Tsai Ing-wen foi eleita pela primeira vez.
Em seu primeiro discurso após a vitória, Lai disse estar determinado a “proteger Taiwan das ameaças e intimidações chinesas” e disse que “o povo da ilha resistiu com sucesso aos esforços de forças externas que queriam influenciar as eleições“.
Hou Yuh-ih, candidato do Kuomintang (KMT), principal partido da oposição, obteve 33% dos votos e já reconheceu a derrota.
“Respeito a decisão final do povo taiwanês (…) Parabenizo Lai Ching-te e Hsiao Bi-khim [vice na chapa vencedora] por sua eleição, esperando que não decepcionem as expectativas da população“, disse o candidato derrotado, que defende uma relação mais próxima com Pequim.
O candidato do Partido Popular de Taiwan (TPP), Ko Wen Je, que saiu do pleito com 26% dos votos, também admitiu a derrota para Lai.