Maduro anuncia primeiras medidas sobre Essequibo após referendo

Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, logo após referendo sobre o território guianense de Essequibo — Foto: Matias Delacroix/AP Photo

O presidente-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, na noite desta terça-feira (5), a criação de uma “zona de defesa integral da Guiana Essequiba” — como Caracas chama o território guianense de Essequibo — e nomeou um general como “autoridade única” na região.

Esta Zona de Defesa Integral da Guiana Essequiba ficará sediada em Tumeremo e designo provisoriamente o Major General Alexis José Rodríguez Cabello como autoridade única na área — disse Maduro.

Ele também ordenou a distribuição do “novo mapa da Venezuela”, incluindo a localidade que hoje pertence à Guiana, para instituições de ensino de todo o país.

“Novo mapa da Venezuela” inclui território guianense de Essequibo — Foto: Divulgação

Como medida adicional, o líder do regime de Caracas pediu à Assembleia Nacional que crie leis destinadas a estabelecer um estado venezuelano na região reivindicada.

Maduro também ordenou que a estatal PDVSA conceda licenças para exploração de petróleo e gás em Essequibo, embora não controle a área.

Você pode gostar...