Hamas liberta primeiro grupo de reféns após acordo de trégua com Israel
O primeiro grupo de reféns do Hamas libertado após o acordo de cessar-fogo com Israel chegou ao Egito por volta das 17h (12h no horário de Brasília) desta sexta-feira (24).
Ao todo, 24 pessoas foram libertadas – 13 mulheres e crianças israelenses, conforme previsto no acordo, além de 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino, soltos após negociações paralelas com os governos desses países.
Os terroristas do Hamas entregaram o grupo à Cruz Vermelha, que os transportou através da passagem de Rafah (assista abaixo).
Entre troca, Israel estabeleceu uma trégua de quatro dias nos bombardeios e libertou 39 palestinos que estavam presos no país desde antes do início da guerra.
Os reféns, que estavam em poder do Hamas na Faixa de Gaza, foram sequestrados durante os ataques do grupo terrorista ao sul de Israel em 7 de outubro.
De acordo com o canal Kan 11, pouco depois das 17h, o grupo libertado se encontrou com agentes da Shin Bet, a agência de segurança interna de Israel.
Os reféns seguem então para a base aérea de Hatzerim, no sul israelense, onde passarão por avaliação física e psicológica.
Se algum membro do grupo precisar de atendimento médico imediato, ele irá diretamente da fronteira para uma unidade de saúde em Israel.
Na base aérea, os reféns poderão falar com familiares por telefone.