Israel afirma que Jihad Islâmica é responsável por explosão em hospital na Faixa de Gaza
O governo israelense culpou o grupo terrorista palestino Jihad Islâmica pelo ataque a um hospital na Faixa de Gaza nesta terça-feira (17).
Em comunicado, um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmou que “a partir da análise dos sistemas operacionais das FDI, foi lançada uma barragem de foguetes inimigos em direção a Israel que passou nas proximidades do hospital, quando este foi atingido”.
De acordo com informações de inteligência, de diversas fontes de que dispomos, a organização Jihad Islâmica é responsável pelo lançamento fracassado que atingiu o hospital — finaliza as forças israelenses.
Para corroborar a afirmação, o perfil oficial do Estado de Israel no X (antigo Twitter) publicou um trecho de uma transmissão da Al Jazeera que mostra um foguete lançado pelo grupo terrorista palestino caindo sobre o Hospital al-Ahli Arab, no horário apontado como o do ataque (18:59, local).
Cerca de meia hora depois, a rede qatari relata que uma explosão no hospital causou a morte de centenas de pessoas. Vídeos publicados nas redes sociais com registros do ataque são compatíveis com o clarão captado pela câmara da Al Jazeera. Confira abaixo:
As Forças de Defesa de Israel divulgaram posteriormente um segundo vídeo mostrando o que seria um foguete da Jihad Islâmica falhando e caindo sobre o hospital.
Grupo terrorista nega
A Jihad Islâmica chamou a acusação de “mentira” e disse que Israel estava tentando “encobrir o massacre que cometeu contra civis”.