Israel ordena que civis deixem a Cidade de Gaza em até 24 horas

Cidade de Gaza após bombardeios israelenses — Foto: Fatima Shbair/AP Photo

As Forças de Defesa de Israel (FDI) emitiram, nesta sexta-feira (13), um aviso pedindo que os moradores da Cidade de Gaza deixem suas casas em direção ao sul da região em até 24 horas.

Em comunicado, um porta-voz do FDI alegou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes de Gaza e recomendou que as pessoas só retornem quando o governo israelense permitir.

As autoridades de Israel também informaram que, nos próximos dias, as operações na Cidade de Gaza — que tem 677 mil habitantes — serão “significativas” e que os residentes da região não deverão se aproximar ou tentar cruzar a fronteira.

Segundo a ONU, o alerta foi enviado pouco antes da meia-noite no horário local. Assim, as 24 horas serão completadas às 18 horas desta sexta-feira (13), no horário de Brasília. A Organização afirmou que já transferiu seu centro de operações centrais para o sul de Gaza.

Posicionamento da ONU

Stephane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas, afirmou que a medida terá “consequências humanitárias devastadoras”.

Ainda de acordo com Dujarric, a ordem de evacuação também foi dada aos funcionários da ONU e às pessoas abrigadas nas instalações humanitárias da organização.

Militares mobilizados na fronteira

A determinação das Forças de Defesa de Israel indica uma provável invasão da Faixa de Gaza, já desenhada ao menos desde a tarde de quinta-feira (12), quando o Exército do país afirmou ter 300 mil soldados na fronteira com o território palestino.

Você pode gostar...