Governo federal enviará seis aviões para repatriar brasileiros em Israel e na Palestina

Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciam operação para repatriar brasileiros em Israel e na Palestina — Foto: Reprodução/Canal Gov

O governo Lula (PT) e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram, neste domingo (8), o início de uma operação para repatriar os brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

Há seis aeronaves prontas para a missão:

  • dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros;
  • dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada;
  • dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros.

O KC-30 será enviado neste domingo de Natal (RN) para a Itália – onde aguardará instruções para buscar os brasileiros no Oriente Médio.

Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, a coordenação dessa operação é feita em conjunto com as embaixadas do Brasil na região.

O Itamaraty recebeu informações de que alguns brasileiros já deixaram Israel por voos comerciais pelo Aeroporto Ben-Gurion — o maior do país — que, apesar do conflito, continua em operação.

O governo definiu que o aeroporto de Tel Aviv será um dos utilizados para os resgates. Ainda estão sendo discutidos outros locais para o embarque de brasileiros no Oriente Médio.

Segundo o brigadeiro Damasceno, a lista de passageiros deve ser fechada na manhã desta segunda-feira (9), no horário de Brasília. Os voos poderão decolar no mesmo dia — de preferência à tarde.

Você pode gostar...