Presidente da Câmara dos EUA é destituído do cargo após rebelião no próprio partido
O republicano Kevin McCarthy foi removido do cargo de presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em uma votação sem precedentes na terça-feira (3). O placar foi de 216 votos a favor e 210 contrários. Assista abaixo:
A moção foi desencadeada por uma rebelião da ala mais radical do próprio partido após a aprovação de um projeto que evitou a paralisação do governo do democrata Joe Biden.
É a primeira vez na história que a Câmara afasta seu líder do cargo, e a primeira vez desde 1910 que um pedido desse tipo é votado.
A solicitação foi apresentada pelo também republicano Matt Gaetz, um congressista conservador da Flórida cujo histórico de rixas com McCarthy extrapolam o tablado político.
Os democratas votaram em bloco para remover o agora ex-presidente da Câmara.
Apesar de ter apoio majoritário entre os republicanos, McCarthy, o segundo na linha sucessória à presidência dos EUA, perdeu seu posto como resultado do voto contrário de apenas oito colegas de partido.
Com a decisão, a Câmara precisa eleger um novo presidente, mas não está claro quem teria o apoio necessário para vencer.