Morre Walewska Oliveira, campeã olímpica de vôlei, aos 43 anos
Walewska Oliveira, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, morreu nesta quinta-feira (21), aos 43 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela caiu do 17º andar do prédio onde morava em São Paulo.
Entre seus últimos compromissos profissionais na capital paulista, a atleta estava divulgando sua autobiografia “Outras Redes”. A obra foi escrita em parceria com Teco Condado e conta com prefácio do técnico Bernardinho.
Walewska foi revelada pelo Minas, em 1995 e ficou no clube até 1998. Ela voltou ao time da capital mineira em 2014 e ficou até o ano seguinte.
A meio-de-rede ainda defendeu Rexona/Ades, São Caetano, Sirio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Minas, Osasco e Praia Clube — onde encerrou sua carreira ao término da temporada 2021/2022.
Passagem pela Seleção Brasileira
Walewska defendeu a Seleção Brasileira durante boa parte da carreira. A primeira convocação foi em 1999, com Bernardinho. No mesmo ano, ela conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.
O auge da carreira de Walewska foi o título dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China. Ela também ganhou a medalha de bronze nos jogos de 2000, em Atenas, na Grécia.
Ela também conquistou três vezes o título do Grand Prix de Vôlei: 2004, 2006 e 2008. Na última conquista, foi eleita a melhor bloqueadora do torneio.