Lula dá posse a novos ministros; cerimônia discreta desagrada Centrão

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, presidente Lula, e o ministro do Esporte, André Fufuca — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou, na manhã desta quarta-feira (13), os novos ministros de seu governo, após prolongadas negociações que abriram as portas do Executivo para o Centrão.

A posse de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), no Ministério de Portos e Aeroportos, e André Fufuca (PP-MA), na pasta do Esporte, ocorreu em um cerimônia fechada no gabinete do presidente, no Palácio do Planalto.

Na mesma ocasião, Márcio França assumiu o recém-criado Ministério do Empreendedorismo.

O evento não constava na agenda oficial de Lula como uma “cerimônia de posse” e seus assessores o tratavam a todo momento apenas como uma “reunião”.

O ato contrasta com as tradicionais cerimônias com a presença de autoridades, parlamentares e discursos para marcar a nomeação de ministros de Estado, como a posse do último ministro que havia entrado no governo, o titular do Turismo Celso Sabino.

Cerimônia discreta causou irritação

Integrantes do Centrão dizem que a ausência de um evento de posse nos salões do Planalto mostra o desprestígio que o presidente tem dado à entrada dos novos ministros do Progressistas (PP) e do Republicanos.

Esse é outro fator que membros desse grupo partidário citam para questionar se as nomeações surtirão efeito na ampliação da base de Lula na Câmara dos Deputados.

Você pode gostar...