Ciclone no RS: Defesa Civil de Lajeado desmente fake news sobre entrega de doações
A Prefeitura de Lajeado, no Rio Grande do Sul, através do coordenador da Defesa Civil municipal, Gilmar Queiroz, desmente um vídeo que circula nas redes sociais sobre a entrega de doações na região, uma das afetadas pela passagem de um ciclone extratropical.
Nas imagens, que estão sendo compartilhadas por perfis e páginas bolsonaristas, uma mulher — que se apresenta como Samara, “presidente da UPA” — diz que as doações de alimentos não estavam sendo liberadas porque deveria aguardar a chegada do presidente Lula para que ele pudesse tirar fotos com os donativos. Só então seriam distribuídos.
Este vídeo que está circulando nas redes sociais não procede. Os nossos depósitos [da Defesa Civil] e abrigos do Parque do Imigrante não receberam nenhuma orientação neste sentido — diz Queiroz.
A administração de Lajeado estuda tomar medidas judiciais a respeito.
As informações são da Rádio Independente.
Posicionamento do governo federal
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, também reiterou que as informações presentes no vídeo são falsas. Assista abaixo:
Segundo Pimenta, a Polícia Federal (PF) a Advocacia-Geral da União foram acionadas. Ainda de acordo com o ministro, a mulher responsável pela publicação já foi identificada.