PF faz operação no Maranhão contra fraudes em licitações da Codevasf
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação Benesse, que visa desarticular uma organização criminosa que, supostamente, teria praticado fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A estatal é responsável pela execução de obras e serviços no Nordeste, Norte e Distrito Federal.
A PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de São Luís (MA), Vitorino Freire (MA) e Bacabal (MA).
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.
A ação da PF foi autorizada pelo STF porque a lista de investigados também inclui o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, deputado federal desde 2015 e hoje licenciado.
Os mandados cumpridos nesta sexta não incluem o ministro.
Um dos alvos da investigação é Luanna Rezende, prefeita de Vitorino Freire e irmã de Juscelino. Ela foi afastada do cargo por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF.