Lula visita obras do Programa de Integração do São Francisco no RN

Presidente Lula, acompanhado da governadora do RN, Fátima Bezerra, e ministros de Estado, vistoria obras de integração do São Francisco — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado de ministros de seu governo, vistoriaram, nesta sexta-feira (1º), as obras do Túnel Major Sales, no Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. A estruturas faz parte do Programa de Integração do São Francisco (Pisf).

Essa é a primeira visita de Lula ao estado após assumir o terceiro mandato como presidente da República, em janeiro deste ano.

Após a visita ao Ramal, ele seguiu para um evento político no município de Luís Gomes, onde apoiadores e aliados o aguardava.

No discurso, o presidente defendeu a realização do projeto de transposição do Rio São Francisco e citou a demora para que a obra — cujo projeto primário existe desde 1847 — fosse colocada em prática:

O Rio São Francisco não é de ninguém, é do Brasil, do povo brasileiro. Ele nasce em Minas Gerais e desagua no Nordeste. Nós temos que fazer com que essa água, antes de chegar ao mar, seja repartida para 12 milhões de pessoas que moram no setor mais seco do país. E assim tomei a decisão de fazer.

O Ramal do Apodi teve sua obra iniciada há dois anos. Atualmente, está com 27% da execução concluída.

Após o término da construção, a estrutura vai beneficiar mais de 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o investimento é de R$ 1,3 bilhão.

Presidente Lula discursa para população de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Presidente Lula e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, durante visita às obras de integração do São Francisco no estado — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Você pode gostar...