Feijóo recebe permissão do rei da Espanha para formar governo
O rei da Espanha, Felipe VI, autorizou, nesta terça-feira (22), o líder do Partido Popular (PP) Alberto Feijóo a se apresentar ao Parlamento na tentativa de angariar apoio para compor um governo.
A permissão é um primeiro passo para que o líder direitista assuma o poder — embora seu caminho ainda tenha obstáculos.
O maior desses desafios é a falta de alianças para que ele consiga maioria no Legislativo. Nas eleições, o PP conquistou 136 assentos no Parlamento, contra 122 do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), sigla liderada pelo atual primeiro-ministro, o esquerdista Pedro Sánchez.
Mesmo depois de formar uma coalizão com o Vox, de extrema direita, o PP conquistou apenas 172 cadeiras, 4 a menos do que o necessário para formar um governo.
Em comunicado, o Palácio Real afirmou que, “com exceção da nona legislatura, em todas as eleições gerais desde o estabelecimento da Constituição, o candidato do grupo político que obteve mais assentos” foi o primeiro a ter sua posse autorizada pelo rei.
Ainda de acordo com a nota, se Feijóo não obtiver o aval do Parlamento, Felipe VI fará “sucessivas propostas”.
Se nenhum candidato obtiver a maioria no prazo de dois meses após a primeira votação, o Parlamento é destituído e novas eleições são convocadas.