Milei surpreende e tem a maior votação nas primárias argentinas
O ultradireitista Javier Milei é o grande vencedor das Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO), que são um termômetro da disputa presidencial na Argentina. O economista que despontou como terceira força política virou o jogo e saiu como protagonista da votação deste domingo (13).
Com 96,26% das urnas apuradas, Milei, o autointitulado “anarcocapitalista” da coalizão La Libertad Avanza, registra 30,11% dos votos válidos, contra 28,27% da soma da coalizão de direita Juntos por el Cambio e 27,21% da aliança peronista Unión por la Patria.
Já na disputa pela vaga interna do Juntos por el Cambio, a candidata Patricia Bullrich vai garantindo uma vaga no primeiro turno de outubro, registrando 16,98% contra 11,28% de Horacio Larreta, chefe de governo de Buenos Aires considerado mais moderado.
Enquanto isso, o ministro da Economia do atual presidente Alberto Fernández, Sergio Massa (Unión por la Patria), confirma as previsões do pior resultado do peronismo em 22 anos de eleições primárias, com 21,35%.
Os números até aqui fazem cair por terra a ideia de que Milei vinha se desidratando nos últimos meses.