Ford vende fábrica de Camaçari para governo da Bahia, que negocia com BYD
A fábrica da Ford, que fica no Polo Industrial de Camaçari, na Região metropolitana de Salvador (RMS), foi vendida para o governo da Bahia. O acordo foi fechado na última sexta-feira (11).
A montadora informou que o estado vai pagar a indenização posteriormente, em valores compatíveis com o mercado. Ainda de acordo com a Ford, o acordo tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.
A Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil em janeiro de 2021. Na Bahia, cerca de 12 mil trabalhadores diretos perderam o emprego, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do estado. O número chegou em quase 60 mil, quando levados em conta os funcionários indiretos.
Apesar de fechar a fábrica, a Ford manteve as atividades do seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Camaçari. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no local, com a criação e design de novos produtos para as operações da montadora em nível global.
Em nota, o Governo da Bahia afirmou que a transição não vai impactar no emprego dos 1,5 mil funcionários.
Chegada da BYD na Bahia
A decisão acertada entre a direção da Ford e o governo da Bahia vai facilitar as negociações com a chinesa BYD, que há mais de um ano negocia a compra das instalações.
Entraves burocráticos e técnicos entre as duas partes impediam o fechamento do negócio.
Agora, o governo da Bahia é quem negociará diretamente com a BYD, que anunciou recentemente investimentos de R$ 3 bilhões em três fábricas no estado, uma de automóveis, uma de caminhões e chassi de ônibus, e uma terceira de processamento de lítio.
A BYD também aguarda decisões sobre incentivos fiscais que serão herdados da Ford no regime especial para montadoras do Nordeste, cujo vencimento está previsto para 2025.
Um movimento envolvendo empresas, governos e parlamentares tenta prorrogar os benefícios até 2032, por meio de um adendo no texto da Reforma Tributária.