Brasil e Japão anunciam isenção recíproca de visto para turistas

Presidente Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Os governos do Brasil e do Japão chegaram a um acordo para a isenção recíproca de vistos de até 90 dias para cidadãos dos dois países. Segundo o comunicado do Itamaraty, a nova regra terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023.

Com o entendimento comum entre as nações, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

A decisão foi celebrada pelo embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, nas redes sociais:

Esperamos que essa isenção, anunciada na ocasião dos 115 anos de imigração japonesa no Brasil, contribua para o aprofundamento do intercâmbio humano entre os dois países, e que ainda mais brasileiros concretizem o sonho de visitar o Japão nos próximos anos.

No primeiro semestre deste ano, o governo brasileiro anunciou que iria retomar a exigência de vistos de turistas do Japão, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá a partir de 1º de outubro.

A medida só não entraria em vigor caso os países garantissem a reciprocidade, ou seja, que os cidadãos brasileiros também fossem contemplados.

Você pode gostar...