Agência Fitch eleva nota de crédito do Brasil para ‘BB’, com perspectiva estável
A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (26), a organização destacou o bom desempenho da economia do país:
A elevação dos ratings do Brasil reflete o desempenho macroeconômico e fiscal acima do esperado em meio a choques sucessivos nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais.
O Brasil havia sido rebaixado para o patamar BB- em 2018, em meio à crise nas contas públicas e à não aprovação, na época, da reforma da Previdência no governo de Michel Temer.
A nova classificação ainda indica um “grau especulativo” — o que, segundo as agências de risco, indica que o Brasil é menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas continua enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.
A Fitch, no entanto, indica que o Brasil avançou em reformas importantes para enfrentar os desafios econômicos e fiscais desde seu último rebaixamento.
São citadas, especialmente, a reforma da Previdência e a autonomia do Banco Central, aprovadas durante o governo de Jair Bolsonaro, além do arcabouço fiscal e da reforma tributária, já na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.