Relator vota para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos

Benedito Gonçalves, ministro do TSE — Foto: Reprodução

O relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Jair Bolsonaro, ministro Benedito Gonçalves, votou nesta terça-feira (27) pela condenação do ex-presidente e sua inelegibilidade por oito anos. A decisão seguiu a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Segundo Gonçalves, a ação traz elementos necessários para configurar a prática de crime de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente na reunião com embaixadores no ano passado.

Ainda seguindo o parecer do MPE, o magistrado absolveu o general Braga Netto, candidato a vice na chapa derrotada em 2022, “porque não ficou demonstrada sua responsabilidade pelas práticas ilícitas comprovadas nos autos”.

O julgamento será retomado na quinta (28) com o voto do ministro Raul Araújo.

O caso

Ajuizada pelo PDT, a ação questiona a conduta de Bolsonaro na reunião realizada com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

O então presidente e pré-candidato à reeleição deu uma série de declarações sem provas que colocaram em dúvida a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Você pode gostar...