Segurança de Lula será coordenada pelo GSI, diz Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (20) que a coordenação da segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será novamente feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Atualmente, a segurança do chefe do Executivo está sob a responsabilidade de uma secretaria extraordinária, comandada pelo delegado da Polícia Federal (PF) Aleksander Oliveira.
A cúpula da corporação vinha tentando resistir a qualquer tipo de mudança. Nos bastidores, dirigentes da PF disseram que seria um retrocesso caso a segurança voltasse para os militares.
Segundo Rui Costa, embora a coordenação vá retornar ao GSI, Lula poderá chamar integrantes de outros órgãos para a equipe:
O presidente terá a liberdade de fazer e convidar quem ele entender que deve compor, independentemente de ser da Polícia Federal, militar ou membro das Forças Armadas. Será montado modelo híbrido, sob coordenação do GSI.
O retorno da coordenação da segurança à pasta comandada pelos militares representa uma derrota especialmente para o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.