Lula convoca ministro da Defesa e comandante do Exército para discutir casos de militares golpistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante do Exército, general Tomás Paiva, para uma reunião nesta sexta-feira (16), no Palácio da Alvorada, para discutir a situação dos militares envolvidos no plano de golpe de Estado revelado pela Veja na última quinta-feira (15).
Segundo a revista, investigadores da Polícia Federal (PF) encontraram no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), documentos e mensagens que detalham uma conspiração golpista.
A trama consistia em convocar uma intervenção militar para anular o resultado das eleições de 2022, vencidas por Lula, e afastar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Havia também a previsão, se necessário, de decretar estado de sítio no país.
Segundo a reportagem, há a participação direta de militares na conspiração. Um dos citados é o coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado-Maior do Exército.
Após a derrota de Bolsonaro, Lawand manteve contato frequente com Cid e cobrou, repetidamente, que o plano fosse colocado em prática.
As revelações da Veja estão presentes em um extenso relatório produzido pela Diretoria de Inteligência da PF.