PF faz busca e apreensão em endereços do senador Marcos do Val
A Polícia Federal realizou na tarde desta quinta-feira (15) busca e apreensão em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES).
A operação foi solicitada pela PF há algumas semanas e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A corporação chegou a pedir o afastamento do senador do cargo e sua prisão, mas Moraes negou as solicitações.
As diligências ocorrem no apartamento funcional ocupado por Do Val em Brasília, em seu gabinete no Senado e, ainda, em pelo menos um endereço no Espírito Santo. Segundo apuração, a PF apreendeu o celular do senador.
O parlamentar é investigado por associação criminosa, tentativa de abolição do Estado de Direito e tentativa de depor ou ameaçar governo legalmente constituído.
São crimes previstos nos artigos 153, 288, 359 e 359-M do Código Penal e no artigo 2º da Lei 12.250.
Em fevereiro, Moraes havia determinado a abertura de uma investigação sobre o relato de Do Val a respeito de uma suposta conspiração golpista, com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-deputado Daniel Silveira (Sem partido-RJ).
Moraes disse que, no primeiro depoimento à PF, o parlamentar apresentou “uma quarta versão dos fatos revelados”, ressaltando que todos eram “antagônicos”, e que por isso seria necessário investigar os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo.
Em atualização