PF encontra plano golpista no celular de Mauro Cid, braço direito de Bolsonaro
A Polícia Federal (PF) encontrou no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), a minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e alguns “estudos” destinados a dar respaldo “jurídico e legal” a um eventual golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder.
A informação é da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A GLO é um instrumento que permite ao presidente da República convocar intervenção das Forças Armadas em situações de ameaça à ordem pública.
Os diálogos sobre esse plano ocorreram após a derrota eleitoral de Bolsonaro para Lula, em outubro do ano passado.
Mauro Cid esteve na sede da PF, em Brasília, na terça-feira (6), para prestar novo depoimento, ocasião em que teria ficado em silêncio.
Essa oitiva atendeu determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e teve como objetivo ouvir Cid sobre o novo conjunto de provas, que ainda não se tornou público, e que inclui as mensagens com o plano golpista.
Cid está preso desde o dia 3 de maio, quando a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e outros aliados como parte da investigação que apura um suposto esquema de falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19, inclusive do ex-mandatário e sua filha.
Desde então, o celular do ex-ajudante de ordens está apreendido e sendo periciado para obtenção de informações em diferentes inquéritos.