Celso Amorim diz que ‘tendência’ é Lula se reunir com Zelensky na cúpula do G7

Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais — Foto: Adriano Machado/Reuters


O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, disse em entrevista ao jornal O Globo que há uma “tendência” de Lula receber o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em audiência bilateral durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão.

Amorim, no entanto, ressalta que ainda não há confirmação se isso ocorrerá. O ex-chanceler está no Brasil, mas em atualização permanente com a comitiva no Japão.

O pedido para o encontro com o presidente brasileiro partiu do líder ucraniano, que o fez na sexta-feira (19, horário de Brasília).

Zelensky está no Japão a convite para participar da cúpula de líderes do G7, grupo que reúne as maiores economias industrializadas do mundo. Um de seus objetivos é tentar dissuadir países que relutam em apoiar explicitamente a Ucrânia contra a Rússia – especialmente Brasil e Índia.

Com relação aos indianos, o presidente ucraniano conseguiu ter seu pedido de encontro bilateral atendido e se reuniu neste sábado (20) com o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

Você pode gostar...